Naturaltech e Bio Brazil Fair 2025 traz sustentabilidade e inovação no setor de produtos naturais
- Amanda Furniel
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O maior evento da AmĆ©rica Latina no segmento reĆŗne marcas e especialistas em torno de prĆ”ticas ESGĀ e o mercado do natural e orgĆ¢nicoĀ
Por: Amanda Furniel
O mĆŖs de junho foi marcado pela 19° edição do maior evento da AmĆ©rica Latina dedicado aĀ produtos naturais e sustentabilidade, a feira NaturaltechĀ em conjunto com a BioĀ BrazilĀ Fair. Este encontro aconteceu do dia 11 ao dia 14 de junhoĀ no Distrito Anhembi, reunindo 850 expositores e 1.700 marcas diferentes, alĆ©m de diversas palestras sobre as principais propostas do evento. A feira tem como objetivo conectar profissionais que estejam em busca de inovação, sustentabilidade e novas oportunidades de negócios no setor deĀ naturais.Ā
Nesta edição, a campanha de sustentabilidade foi mais do que apenas um discurso. Com iniciativas concretas, a NaturaltechĀ e a BioĀ Brasil Fair, reforƧou seu compromisso com as prĆ”ticas ESG, com inclusĆ£o social, economia circular e educação ambiental. A gestĆ£o de resĆduos, a redução da pegada de carbono e o reaproveitamento de materiais estĆ£o presentes desde a montagem atĆ© a desmontagem do evento, alĆ©m de compensar as emissƵes de carbono das fases de montagem, operação e desmontagem com o selo Carbon Free.Ā

A feira contou com sua primeira Usina de Reciclagem, onde os visitantes puderam acompanhar como funciona o processo de separação de resĆduos em grandes eventos, transformando a coleta seletiva em uma experiĆŖncia educativa. A iniciativa foi coordenada pela cooperativa SolidĆ”ri, com apoio da Tetra Park e da eureciclo.Ā Ā
Outro destaque de sustentabilidade foi o estande da eureciclo, que foi construĆdo com 1,5 tonelada de plĆ”stico reciclado. O espaƧo ainda serĆ” reutilizado em outras quatro feiras este ano. āA gente quer mostrar que Ć© possĆvel ser sustentĆ”vel e acessĆvel. O consumidor cobra e reconhece. Hoje, entre 70% e 80% dos expositores jĆ” utilizam nosso seloā, comenta a headĀ de marketing da marca, Camila Vidal.Ā
A feira tambĆ©m trouxe o protagonismo para as pequenas e mĆ©dias empresas (PMEs) nos setores e alimentos saudĆ”veis, produtos veganos, orgĆ¢nicos e sustentĆ”veis. Esses empreendedores estĆ£o transformando esse mercado,Ā como explica Valeska CirĆ©, headĀ de produtos do evento,Ā āasĀ pequenas e mĆ©dias empresas sĆ£o hoje as grandes impulsionadoras da inovação no setor saudĆ”vel e sustentĆ”vel. Elas operam com agilidade, propósito e proximidade com o consumidorā.Ā De acordo com dados do Sebrae de 2023, o setor de produtos saudĆ”veis jĆ” movimenta mais de R$ 130 bilhƵes no Brasil. No segmento de orgĆ¢nicos, hĆ” mais de 25 mil propriedades certificadas, sendo 75% delas de agricultura familiar, e crescimento acima de 20% ao ano.Ā
Outra novidade nas Feiras BioĀ BrazilĀ Fair | BiofachĀ AmĆ©rica Latina e NaturaltechĀ deste anoĀ foi a estreia do 1° AwardĀ Clean Beauty, promovendo a inovação, a responsabilidade ambiental e o compromisso com ingredientes de baixo impacto e alta performance.Ā Ā A premiação ocorreu no primeiro dia do evento (11/06), e reconheceu as principais marcasĀ que estĆ£o investindo em transparĆŖncia, eficĆ”cia e propósito. O destaque da noite foi o Protetor Solar FPS 30 FP-UVA 17 da KhorĀ CosmĆ©ticos, primeiro protetor solar do mercado brasileiro com testes de eficĆ”cia contra radiação infravermelha (IV), vencedor do Melhor Produto do Ano. Se quiser conhecer os produtos vencedoresĀ do prĆŖmio, confira a lista completaĀ no site oficial da Naturaltech.Ā
Falando em premiação, tambĆ©m foram anunciados os vencedores da terceira edição do AwardĀ Alimentos, Bebidas e Suplementos, principal reconhecimento da AmĆ©rica Latina nos setores de alimentação, inovação nutricional, sustentabilidade e impacto positivo. āEssa premiação consolida nosso compromisso em reconhecer marcas que estĆ£o liderando a transformação do setor com propósito, qualidade e inovaçãoā, destaca Valeska. A lista de vencedoresĀ tambĆ©m se encontra no site da feira.Ā
A 19° edição do evento tambĆ©m contou com grandes nomes do meio artĆstico e do mundo dos influenciadores digitais. Celebridades de peso como Glória PiresĀ (BemGloria), Bell MarquesĀ (100% VocĆŖ), Giovanna Antonelli (Herbamed), Rodrigo Hilbert (Emana), entre outros, reforƧam seu compromisso com o mercado ascendenteĀ daĀ saĆŗde e sustentabilidade ao participar ativamente da gestĆ£o e construção da própria marca. A entrada dessas celebridades nesse mundo, ao empreenderem com propósito, ajuda a amplificar esse movimento, dando visibilidade a prĆ”ticas sustentĆ”veis e produtos mais saudĆ”veis.Ā

Mas nem só de produtos orgĆ¢nicos Ć© composta a feira, Maratona de Marketing trouxe conversas fundamentais sobre o momento atual do marketing no Brasil. Com verdadeiras aulas sobre publicidade, foi possĆvel concluir que sem um amplo conhecimento da cultura e um discurso humanizado, o marketing serĆ” só mais um discurso genĆ©rico.Ā Ā
Uma das palestras mais aguardadas do painel foi a da empreendedora Cris Arcangeli, Fundadora da BeautyāInĀ e jurada do Shark Tank Brasil, que compartilhou seu mĆ©todo exclusivo M.O.D.A - Vender e lucrar maisĀ com insights sobre posicionamento, autoridade e conversĆ£o de conversas em vendas. Cris reforƧou como Ć© crucial ouvir o cliente com atenção, que Ć© ouvindo que se vende melhor. A empreendedora pontuou que vender Ć© conectar, indo alĆ©m do funil de conversĆ£o e enxergandoĀ o consumidor menos como um lead, e mais como um ser humano.Ā Ā
Cris tambĆ©m falou sobre fundamentos da gestĆ£o estratĆ©gica, destacando a importĆ¢ncia da eficiĆŖncia nas operaƧƵes, do uso estratĆ©gico das redes sociais e da credibilidade como um valor essencial e intransferĆvel. Na visĆ£o dela, autenticidade e transparĆŖncia sĆ£o elementos-chave para a comunicação das marcas, especialmente em uma era em que as redes sociais funcionam como vitrines.Ā Ā
Durante sua apresentação, Cris tambĆ©m lanƧou o BeautydrinkĀ PUMP, um pós-treino funcional livre de lactose, glĆŗten, açúcar e gordura, desenvolvido com proteĆna, colĆ”geno e HMB. O produto, que despertou grande interesse da plateia, exemplifica na prĆ”tica sua proposta de āinovação cruzadaā, que consiste em unir, de forma criativa, inspiraƧƵes vindas de diferentes setores.Ā āA inovação nasce da observação do mundo e da mistura de referĆŖncias: alimentos que tratam a pele, bebidas com ingredientes cosmĆ©ticos, produtos que cuidam do corpo e da imagem ao mesmo tempoā, explicou.Ā
O penĆŗltimo dia do evento (sexta-feira) foi marcado por debates abordaram temas-chave para o futuro de marcas conscientes: nutrição, inovação, logĆstica reversa, marketing e o impacto das mudanƧas climĆ”ticas, jĆ” com vista na COPāÆ30. PainĆ©is como a āMaratona de Marketingā, discussƵes sobre logĆstica reversa com representantes da eurecicloĀ e Bimbo, alĆ©m de cases inspiradores de marcas plugadas em causas sociais, movimentaram o primeiro dia eventoĀ aberto ao pĆŗblico geral. AlĆ©m disso, culinĆ”ria funcional e experiĆŖncias sensoriais como o CookingĀ Show e Talk&TasteĀ reforƧaram a conexĆ£o entre saĆŗde, sabor e biodiversidade, especialmente valorizando ingredientes amazĆ“nicos.Ā Ā
Falando nela, a AmazĆ“nia foi destaque na feira de 2025 com a AmazĆ“nia Experience, que contou com a participação de 10 empresas amazĆ“nicas comprometidas com sustentabilidade, inovação eĀ fortalecimento de cadeias regenerativas da regiĆ£o. A presenƧa da floresta no centro do evento reforƧa o seu papel como motor estratĆ©gico da bioeconomia global, conectando saberes tradicionais, ciĆŖncia e inclusĆ£o produtiva.Ā Ā
A 19° edição das feiras BioĀ BrazilĀ Fair | BiofachĀ AmĆ©rica Latina e NaturaltechĀ foi mais um grande sucesso. Reunindo marcas exemplares no mundo natural e orgĆ¢nico, com responsabilidades ambientais, o evento mostrou o porquĆŖ Ć© recebe o tĆtulo de maiorĀ evento da AmĆ©rica Latina dedicado a produtos naturais e sustentabilidade. E para quem perdeu esse ano, jĆ” marca na agenda: a próxima edição ocorrerĆ” do dia 10 a 13 de junho de 2026.Ā Ā
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