Nestlé investe em capacitação em IA para transformar colaboradores em criadores de soluções para as fábricas
- Amanda Furniel
- 3 de jul.
- 3 min de leitura
O programa capacita profissionais para desenvolverem inovações baseadas em Ciência de Dados e ferramentas digitais
Nestlé, uma das maiores empresas no setor alimentício, inicia sua quinta edição da Academia de Inteligência Artificial, uma iniciativa criada em 2021 e que visa capacitar seus colaboradores e democratizar o acesso ao conhecimento sobre IA e Ciências de Dados. O programa interno já formou mais de 50 trabalhadores, entre eletricistas, engenheiros, especialistas em automação, analistas e coordenadores. Nesta edição de 2025 a meta é treinar cerca de 15 profissionais, ampliando o uso de soluções tecnológicas no ambiente fabril e fortalecendo a cultura de inovação da companhia.
Esse ano a proposta é expandir o programa com duas trilhas simultâneas de aprendizado: uma voltada a Machine Learning, para a criação de modelos de predição aplicados à manutenção e operação de máquinas; e outra focada em Visão Computacional, que explora tecnologias de deep learning para análise de imagens e vídeos. O objetivo é capacitar o time técnico para explorar informações de modo a extrair insights valiosos para o controle mais eficiente e preditivo de processos industriais.
A Academia proporciona uma formação abrangente em tecnologias modernas voltadas para a Indústria, com conteúdo totalmente online e ministrado por especialistas da Nestlé e parceiros de instituições de ensino. O curso tem duração de cinco meses, sendo estruturado com um primeiro bimestre dedicado às aulas teóricas (totalizando 32 horas) e os três meses seguintes voltados ao desenvolvimento de projetos práticos autorais. Durante essa fase, os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos com o acompanhamento de mentores.
Cada aluno desenvolve um projeto prático de Inteligência Artificial voltado para o ambiente industrial, com ênfase em áreas como automação, previsão de falhas, segurança de dados e arquitetura de redes. As soluções são pensadas para aplicação direta nas rotinas das fábricas e, ao final do programa, os participantes apresentam seus projetos em pitches para diretores de engenharia e líderes das unidades, como forma de reconhecimento e incentivo à replicação das iniciativas. Entre os projetos de edições anteriores, destacam-se modelos para prever cor e umidade do café sem análise manual, estratégias para reduzir o consumo de gás em fornos de biscoito e sistemas inteligentes de monitoramento eletropneumático.
Gustavo Moura, gerente executivo de Automação e Transformação Digital na Nestlé Brasil, explica que “A Academia de IA oferece uma jornada completa que combina teoria, prática e mentoria, promovendo o desenvolvimento técnico e comportamental dos participantes. O foco vai além da autonomia e da capacitação profissional: a iniciativa visa formar agentes de transformação nas fábricas, preparando os profissionais para tomarem decisões baseadas em dados, desenvolverem soluções customizadas e ajudarem a alavancar novas tecnologias para acelerar a evolução de nossas operações.”
A Nestlé investe continuamente no desenvolvimento de seus colaboradores, promovendo ações em diversas frentes do negócio. Atualmente, a empresa conta com quatro Universidades Corporativas que oferecem desde cursos de Graduação em áreas como Vendas, até programas de Pós-graduação e MBA voltados para Supply Chain, Finanças & Controle, e Transformação Digital & Indústria 4.0.
Em parceria com o SENAI, a companhia também criou universidades temáticas como a de Lácteos & Nutrição, voltada à produção de leite e seus nutrientes; a Universidade do Café, que aprofunda conhecimentos sobre tecnologias e atributos de qualidade da cadeia cafeeira; e a Universidade do Chocolate, com foco na cadeia produtiva do cacau. Essas iniciativas permitem maior personalização do conteúdo, garantindo uma formação mais direcionada e eficaz para as equipes.
Outro destaque é o fortalecimento das lideranças por meio de academias funcionais, acessíveis em uma plataforma exclusiva da empresa. Os gestores podem realizar os cursos conforme suas necessidades e disponibilidade. Há conteúdos voltados para áreas como Pesquisa e Desenvolvimento, Trade Marketing, E-business e Operações. Quando são identificadas lacunas em competências técnicas mais amplas, a empresa também desenvolve treinamentos específicos para supri-las de forma estratégica.








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