Barueri realiza seu 2° Fórum Empresarial ESG
- Atitude Sustentável Sa

- 30 de abr.
- 3 min de leitura
Por: Amanda Furniel O evento gratuito reuniu autoridades e especialistas para debater a sustentabilidade no mundo corporativo

Nesta última quarta-feira (24/05), Barueri foi sede do seu segundo Fórum Empresarial de ESG. O evento organizado pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente da cidade em parceria com Ângela Garcia, especialista em ESG, contou com três painéis ao longo do dia, cada um deles voltado para um dos 3 pilares do movimento – Ambiente, Social e Governança. O evento gratuito reuniu diversos líderes empresariais, políticos e especialistas em diferentes setores para debater sobre as principais tendências e práticas sustentáveis no meio corporativo.
“É um evento muito importante, porque quando se fala de ESG, falamos de sustentabilidade, uma postura que todo mundo deve ter hoje”, explica Marco Antônio de Oliveira (Bidu), secretário do meio ambiente de Barueri.
Painel 1 – Ambiental (E de Environment)
O primeiro painel abriu o fórum falando do primeiro pilar do ESG e contou com a participação do próprio Bidu, Flora Castellano – especialista em ESG da Orizon – e Carlos Bocuhy – presidente do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam).
Nessa primeira palestra os participantes tiveram um panorama geral da situação climática no planeta atualmente, por meio de uma apresentação completa do ambientalista Carlos Bocuhy. O presidante da Proam ressaltou que nos encontramos em um estado de incerteza radical ambiental, onde as probabilidades dos próximos eventos humanos são incertas e de pouca utilidade.
O secretário ambiental trouxe alguns dos projetos que tem para que a cidade seja ainda mais sustentável ecologicamente, a Secretaria Ambiental de Barueri está focando no ecoturismo, com planos para a abertura de um zoológico com os animais resgatados pelo CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) e que não podem ser reinseridos em seus habitats naturais, a abertura de um orquidário na cidade e um passeio ecoturístico pela cidade com ônibus elétricos.
Já Flora Castellano apresentou projetos voltados para a preservação ambiental implementados pela Orizon, a empresa tem como valor soluções ambientais e desenvolve projetos como o BioE,uma empresa responsável pelos projetos de geração de biometano e energia renovável. Painel 2 - Social Depois do almoço, o fórum seguiu com o seu segundo painel, agora abordado o pilar social do ESG. Os painelistas foram grandes nomes de empresas conhecidas por seus projetos sociais: Flávia Brandão, diretora da Plano & Plano, Tatiana Tedesco, diretora de RH da MPD Engenharia, e Marco Vinholi, diretor da Sebrae.
Flávia apresentou o Instituto Plano e Plano, uma ação social que tem o objetivo de transformar através da educação, com o projeto Educa Plano e Plano, propagando a inclusão social.
Tatiana Tedesco abordou os principais valores da MPD e do Instituto MPD - educação, construção e sustentabilidade -, ressaltando ações como o Construindo Letras, Inclusão Digital e o programa Jovem Aprendiz MPD.
Vinholi abordou a importância de iniciativas sociais por meio das empresas privadas, uma vez que são elas que detêm o maior capital para promover e organizar essas ações. O presidente da Sebrae também falou dos esforços para promover capacitação profissional em larga escala, sendo esse um dos principais valores da empresa.
Painel 3 - Governança
O painel final tratou da governança corporativa e teve como painelistas Latifa Kadri, diretora de Marketing da Consigaz; Dr. Edison Taques, CEO da Taques Fonseca Advogados; e Ângela Garcia, especialista em ESG e organizadora do evento.
Os participantes destacaram a governança como elemento central para o funcionamento eficiente e ético das empresas, alinhando todos os setores aos valores e objetivos organizacionais. O painel também serviu como encerramento do evento, reforçando a mensagem central:
“O futuro é ESG, com ou sem a sua empresa”, afirma a especialista e organizadora do evento, “As empresas que não estiverem dentro da agenda ESG irão quebrar futuramente.”
O evento atraiu público de todo o Brasil.
O 2º Fórum Empresarial ESG de Barueri foi considerado um sucesso, atraindo participantes de diferentes regiões do país. Os visitantes também puderam conhecer diversos estandes de iniciativas sociais, como o Projeto Ubuntu, Amor em Mechas e a Associação Caixa de Sapato.
O evento foi marcado por troca de experiências, aprendizado e networking, encerrando-se com a promessa de uma terceira edição ainda maior no próximo ano.








Comentários