top of page
  • Instagram
  • Youtube
  • Facebook
  • LinkedIn

Liderança Humanizada é a nova aposta para um negócio mais produtivo

  • Amanda Furniel
  • 26 de jun.
  • 3 min de leitura

Um ambiente de trabalho saudável impacta diretamente na produtividade e retorno financeiro do seu negócio, e essa abordagem pode te ajudar a chegar lá 


O meio corporativo está mudando, o que antes era visto como exceção, hoje é regra. Uma das maiores cobranças é por um ambiente de trabalho mais saudável. E o papel de proporcionar isso está concentrado nas mãos das lideranças, que deve assegurar um ambiente acolhedor, empático e justo para seus funcionários. Por isso, quando falamos em um estilo de liderança que se adeque as demandas atuais, falamos de Liderança Humanizada.  


O conceito ganhou popularidade na última década, como resposta as reivindicações por ambientes mais sustentáveis, inclusivos e saudáveis dentro das empresas. Esse estilo de liderança coloca pessoas no centro das decisões e ações, baseando-se em empatia, uma escuta ativa, respeito às individualidades e no compromisso com o desenvolvimento humano.  


Essa abordagem é essencial para promover o bem-estar dos colaboradores, o que impacta diretamente na produtividade e nos resultados organizacionais da empresa. Quando líderes estão presentes, acessíveis e participativos, os colaboradores tendem a se sentir mais valorizados e motivados, o que fortalece o engajamento com os objetivos organizacionais. Esse tipo de gestão também contribui para a redução do turnover, já que profissionais satisfeitos e reconhecidos têm menos propensão a buscar novas oportunidades. Além disso, a atuação próxima dos líderes favorece o aumento da produtividade, ao alinhar expectativas, oferecer feedbacks constantes e incentivar o desenvolvimento contínuo das equipes. Como resultado, o clima organizacional melhora significativamente, tornando a empresa mais atrativa e sustentável a longo prazo. 


Uma liderança humanizada é caracterizada por ações e decisões que fortalecem o vínculo dos líderes e equipes e que impulsionam um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Uma das características desse modelo é a escuta ativa, que demonstra abertura para compreender as demandas e percepções dos colaboradores, gerando confiança e senso de pertencimento. A valorização da individualidade também é essencial, pois reconhece e respeita as diferenças, talentos e trajetórias únicas de cada profissional. Além disso, uma liderança humanizada pratica o feedback constante como ferramenta de crescimento, e demonstra genuíno cuidado com o bem-estar físico e emocional das equipes. Ao promover a inclusão e a equidade, esse modelo de liderança contribui para a construção de culturas organizacionais mais justas, inovadoras e alinhadas aos princípios ESG.  


Liderar de forma humanizada é compreender, acolher e agir com empatia diante das necessidades das pessoas. Em Transformando Desafios em Liderança, Cledson Bernardo – apresentador do Atitude Sustentável SA - compartilha sua trajetória de superação e os aprendizados que o tornaram uma referência em liderança sustentável. Lançado dia 7 de junho, o livro é um relato de suas vivências e mostra como ele lidou com as adversidades da vida e trilhou seu caminho até ser o líder de sucesso que é hoje.  

foto do livro transformando desafios em liderança
Foto da capa do livro "Transformando desafios em liderança" tirada no dia do lançamento

A obra é dividida em quatro partes, iniciando no impacto que sua infância no interior de Pernambuco exerceu sobre o homem que é hoje, passando pelas experiências de quando viveu na rua, ressaltando pela influência de seus mentores e chegando no papel de uma liderança inclusiva e sustentável e sustentável no mundo atual. Cledson propõe uma reflexão sobre o lugar que um líder ocupa em tempos que se é exigido propósito, ética e, principalmente, visão.  


Uma liderança humanizada e sustentável vai além de simpatia, ela aprofunda o laço do colaborador com seu líder e promove um ambiente de trabalho saudável e acolhedor. Essa forma de gerência pode ser a decisão final que vai transformar o seu negócio aos olhos de consumidores e investidores.

Comentários


bottom of page