Naturaltech e Bio Brazil Fair 2025 traz sustentabilidade e inovação no setor de produtos naturais
- Amanda Furniel
- 18 de jun.
- 5 min de leitura
O maior evento da América Latina no segmento reúne marcas e especialistas em torno de práticas ESG e o mercado do natural e orgânico
Por: Amanda Furniel
O mês de junho foi marcado pela 19° edição do maior evento da América Latina dedicado a produtos naturais e sustentabilidade, a feira Naturaltech em conjunto com a Bio Brazil Fair. Este encontro aconteceu do dia 11 ao dia 14 de junho no Distrito Anhembi, reunindo 850 expositores e 1.700 marcas diferentes, além de diversas palestras sobre as principais propostas do evento. A feira tem como objetivo conectar profissionais que estejam em busca de inovação, sustentabilidade e novas oportunidades de negócios no setor de naturais.
Nesta edição, a campanha de sustentabilidade foi mais do que apenas um discurso. Com iniciativas concretas, a Naturaltech e a Bio Brasil Fair, reforçou seu compromisso com as práticas ESG, com inclusão social, economia circular e educação ambiental. A gestão de resíduos, a redução da pegada de carbono e o reaproveitamento de materiais estão presentes desde a montagem até a desmontagem do evento, além de compensar as emissões de carbono das fases de montagem, operação e desmontagem com o selo Carbon Free.

A feira contou com sua primeira Usina de Reciclagem, onde os visitantes puderam acompanhar como funciona o processo de separação de resíduos em grandes eventos, transformando a coleta seletiva em uma experiência educativa. A iniciativa foi coordenada pela cooperativa Solidári, com apoio da Tetra Park e da eureciclo.
Outro destaque de sustentabilidade foi o estande da eureciclo, que foi construído com 1,5 tonelada de plástico reciclado. O espaço ainda será reutilizado em outras quatro feiras este ano. “A gente quer mostrar que é possível ser sustentável e acessível. O consumidor cobra e reconhece. Hoje, entre 70% e 80% dos expositores já utilizam nosso selo”, comenta a head de marketing da marca, Camila Vidal.
A feira também trouxe o protagonismo para as pequenas e médias empresas (PMEs) nos setores e alimentos saudáveis, produtos veganos, orgânicos e sustentáveis. Esses empreendedores estão transformando esse mercado, como explica Valeska Ciré, head de produtos do evento, “as pequenas e médias empresas são hoje as grandes impulsionadoras da inovação no setor saudável e sustentável. Elas operam com agilidade, propósito e proximidade com o consumidor”. De acordo com dados do Sebrae de 2023, o setor de produtos saudáveis já movimenta mais de R$ 130 bilhões no Brasil. No segmento de orgânicos, há mais de 25 mil propriedades certificadas, sendo 75% delas de agricultura familiar, e crescimento acima de 20% ao ano.
Outra novidade nas Feiras Bio Brazil Fair | Biofach América Latina e Naturaltech deste ano foi a estreia do 1° Award Clean Beauty, promovendo a inovação, a responsabilidade ambiental e o compromisso com ingredientes de baixo impacto e alta performance. A premiação ocorreu no primeiro dia do evento (11/06), e reconheceu as principais marcas que estão investindo em transparência, eficácia e propósito. O destaque da noite foi o Protetor Solar FPS 30 FP-UVA 17 da Khor Cosméticos, primeiro protetor solar do mercado brasileiro com testes de eficácia contra radiação infravermelha (IV), vencedor do Melhor Produto do Ano. Se quiser conhecer os produtos vencedores do prêmio, confira a lista completa no site oficial da Naturaltech.
Falando em premiação, também foram anunciados os vencedores da terceira edição do Award Alimentos, Bebidas e Suplementos, principal reconhecimento da América Latina nos setores de alimentação, inovação nutricional, sustentabilidade e impacto positivo. “Essa premiação consolida nosso compromisso em reconhecer marcas que estão liderando a transformação do setor com propósito, qualidade e inovação”, destaca Valeska. A lista de vencedores também se encontra no site da feira.
A 19° edição do evento também contou com grandes nomes do meio artístico e do mundo dos influenciadores digitais. Celebridades de peso como Glória Pires (BemGloria), Bell Marques (100% Você), Giovanna Antonelli (Herbamed), Rodrigo Hilbert (Emana), entre outros, reforçam seu compromisso com o mercado ascendente da saúde e sustentabilidade ao participar ativamente da gestão e construção da própria marca. A entrada dessas celebridades nesse mundo, ao empreenderem com propósito, ajuda a amplificar esse movimento, dando visibilidade a práticas sustentáveis e produtos mais saudáveis.

Mas nem só de produtos orgânicos é composta a feira, Maratona de Marketing trouxe conversas fundamentais sobre o momento atual do marketing no Brasil. Com verdadeiras aulas sobre publicidade, foi possível concluir que sem um amplo conhecimento da cultura e um discurso humanizado, o marketing será só mais um discurso genérico.
Uma das palestras mais aguardadas do painel foi a da empreendedora Cris Arcangeli, Fundadora da Beauty’In e jurada do Shark Tank Brasil, que compartilhou seu método exclusivo M.O.D.A - Vender e lucrar mais com insights sobre posicionamento, autoridade e conversão de conversas em vendas. Cris reforçou como é crucial ouvir o cliente com atenção, que é ouvindo que se vende melhor. A empreendedora pontuou que vender é conectar, indo além do funil de conversão e enxergando o consumidor menos como um lead, e mais como um ser humano.
Cris também falou sobre fundamentos da gestão estratégica, destacando a importância da eficiência nas operações, do uso estratégico das redes sociais e da credibilidade como um valor essencial e intransferível. Na visão dela, autenticidade e transparência são elementos-chave para a comunicação das marcas, especialmente em uma era em que as redes sociais funcionam como vitrines.
Durante sua apresentação, Cris também lançou o Beautydrink PUMP, um pós-treino funcional livre de lactose, glúten, açúcar e gordura, desenvolvido com proteína, colágeno e HMB. O produto, que despertou grande interesse da plateia, exemplifica na prática sua proposta de “inovação cruzada”, que consiste em unir, de forma criativa, inspirações vindas de diferentes setores. “A inovação nasce da observação do mundo e da mistura de referências: alimentos que tratam a pele, bebidas com ingredientes cosméticos, produtos que cuidam do corpo e da imagem ao mesmo tempo”, explicou.
O penúltimo dia do evento (sexta-feira) foi marcado por debates abordaram temas-chave para o futuro de marcas conscientes: nutrição, inovação, logística reversa, marketing e o impacto das mudanças climáticas, já com vista na COP 30. Painéis como a “Maratona de Marketing”, discussões sobre logística reversa com representantes da eureciclo e Bimbo, além de cases inspiradores de marcas plugadas em causas sociais, movimentaram o primeiro dia evento aberto ao público geral. Além disso, culinária funcional e experiências sensoriais como o Cooking Show e Talk&Taste reforçaram a conexão entre saúde, sabor e biodiversidade, especialmente valorizando ingredientes amazônicos.
Falando nela, a Amazônia foi destaque na feira de 2025 com a Amazônia Experience, que contou com a participação de 10 empresas amazônicas comprometidas com sustentabilidade, inovação e fortalecimento de cadeias regenerativas da região. A presença da floresta no centro do evento reforça o seu papel como motor estratégico da bioeconomia global, conectando saberes tradicionais, ciência e inclusão produtiva.
A 19° edição das feiras Bio Brazil Fair | Biofach América Latina e Naturaltech foi mais um grande sucesso. Reunindo marcas exemplares no mundo natural e orgânico, com responsabilidades ambientais, o evento mostrou o porquê é recebe o título de maior evento da América Latina dedicado a produtos naturais e sustentabilidade. E para quem perdeu esse ano, já marca na agenda: a próxima edição ocorrerá do dia 10 a 13 de junho de 2026.
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