top of page
  • Instagram
  • Youtube
  • Facebook
  • LinkedIn

Natura conquista prêmio SDG Lions e reforça seus ideais socioambientais

  • Amanda Furniel
  • 30 de jun.
  • 3 min de leitura

A marca é a primeira empresa brasileira a receber o Grand Prix Sustainable Development Goals e se destaca por suas iniciativas de inovação e sustentabilidade


Pela primeira vez, uma empresa brasileira leva o prêmio Grand Prix Sustainable Development Goals (SDG Lions) para casa. O Festival Internacional de Criatividade de Cannes é o maior e mais prestigiado evento global da indústria criativa e publicitária. Em sua edição de 2025, o festival reconheceu uma iniciativa da Natura, uma multinacional brasileira líder em beleza e cuidados pessoais, com comunidades da sua cadeia de sociobiodiversidade na Amazônia.  


Realizado anualmente na cidade de Cannes, na Riviera Francesa, o festival reúne profissionais de todo o mundo para celebrar as ideias mais criativas e impactantes do ano. O Grand Prix de Sustainable Development Goals (SDG Lions) é uma categoria de premiação criada em 2018, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de reconhecer e celebrar campanhas e iniciativas criativas que contribuem de forma significativa para o avanço dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Desde o início da premiação, essa é a primeira vez que uma iniciativa brasileira é reconhecida. 


O projeto premiado visa a condução do maior inventário florestal já feito no Brasil, com a tecnologia de drones com inteligência artificial para a conservação e recuperação ambiental. Em parceria com a Bioverse e a Xmobots, o estudo coletou em seis meses o maior inventário florestal da Amazônia já feito no Brasil, mapeando 60 mil hectares, tarefa que levaria mais de 20 anos pelos métodos convencionais.


“É motivo de orgulho e celebração sermos reconhecidos em uma categoria tão especial do Festival Internacional de Criatividade de Cannes 2025. Essa conquista destaca um momento importante da Natura, em que estamos empenhados em compartilhar histórias inspiradoras sobre regeneração, diretamente com os nossos consumidores e força de vendas, fortalecendo ainda mais a conexão emocional com quem acredita em nossos propósitos”, celebra Tatiana Ponce, CMO da Natura. 

pessoal da natura recebendo seu prêmio
Alê Oliveira \ Equipe Natura e Africa recebendo a premiação

A iniciativa visa fortalecer cadeias produtivas sustentáveis, como as de tucumã e açaí, e impulsionar projetos de conservação e recuperação da floresta. Atuando há 25 anos na região, a Natura já conserva 2,2 milhões de hectares, envolve mais de 10,5 mil famílias e, só em 2024, compartilhou R$ 48,5 milhões com as comunidades, consolidando seu compromisso em se tornar uma empresa regenerativa até 2050. O vídeo case, “The Amazon Greenventory”, foi desenvolvido em parceria com a agência Africa Creative especialmente para apresentar a iniciativa para os jurados de Cannes. O mesmo projeto ganhou um Leão de prata na categoria Creative Data no festival.  


O reconhecimento da Natura com o Grand Prix Sustainable Development Goals no Festival de Cannes representa marco para o Brasil. Em um cenário global cada vez mais voltado à responsabilidade socioambiental, a premiação fortalece a reputação do país como um polo de inovação sustentável e comprometido com os ODS. Demonstra que empresas brasileiras têm capacidade de liderar iniciativas de alto impacto, combinando tecnologia, inclusão social e preservação ambiental.  


Isso não apenas inspira outras organizações nacionais a seguirem o mesmo caminho, como também posiciona o Brasil de forma estratégica para atrair investimentos internacionais voltados à economia verde, gerar empregos sustentáveis e consolidar sua relevância na bioeconomia, especialmente a partir do potencial da Amazônia. Este reconhecimento reforça o compromisso da Natura com a inovação criativa, a regeneração socioambiental e o impacto positivo como pilares essenciais na construção de marca. 

Comentários


bottom of page